segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A melhor mulher e a mais linda que já conheci



Meus amigos e leitores, vou falar de uma  mulher maravilhosa que conheci. Seu nome é Dona Alcina também conhecida como Dona  Sina. Essa mulher é minha querida e doce  mãe. Ela era morena com os cabelos longos   que  chegavam até as costas  e bem escuros já  que ela era  descendente  de  índios. Ela era baixinha, media cerca de 1,50 cm de altura. Ela teve quatorze  filhos  com meu querido  pai. Os últimos foram um casal de gêmeos  E  eles  morreram  deixando eu  no lugar de casula (filho mais  novo). Eu nasci   apegado com  ela e ela comigo, éramos muito apegados. Nosso amor  e união  era tão grande  que quando meu pai não estava em casa eu dormia com ela. Ela tinha seus  longos cabelos  e eu gostava  de jogá-los  por cima de mim. Morei com meus pais até meus 17 anos, e pude desfrutar bastante da companhia dela. Ai chegou o momento de sair de casa  para buscar algo para minha vida  e conhecer  o mundo lá fora, não foi fácil  para mim que  nunca tinha dormido  uma noite fora de casa. Conheci  um amigo que tinha vindo do Paraná, e ele  com seus pais estavam a caminho de São Paulo  e me  chamaram para ir com eles.  Eu fui  chorando  com falta  da minha mãezinha   querida que nunca tinha deixado. Foi  uma  tristeza imensa  dentro do meu coração  que não sei como  consegui  pegar o ônibus  para  uma viagem  tão longa  na época, entre os anos de 1968/69.  Após ter chegado em São Paulo a saudade se tornou ainda maior, pois não sabia como tinha ficado minha linda mãezinha  do meu coração. A falta que sentia dela era tão grande que quando  chegava ao meio dia e terminava de comer,  eu adormecia  com o meu pensamento em minha mãe.  Até que se aproximava da hora de voltar ao trabalho, acordado aos gritos pelos companheiros. Mas para minha  alegria e tristeza  eu escrevia  todos os meses  para ela  e ela respondia minhas  cartas  e  nelas as noticias  não eram muito boas, pois minha mãe havia  ficado doente por sentir minha falta. Eu também  ao saber adoecia  de saudade e amor  por  aquela linda e boa mulher que tive a felicidade de ter tido ao meu lado. Já se passaram  três  anos sem nos encontrar, sem  nos ver e sem nos abraçar. Voltei a minha cidade e quando cheguei em casa,  pude matar minha saudade  caindo nos  seus doces  braços,  que me acolheram. Ai os dias que fiquei  pude matar a saudade  que sentia, com meus carinhos e beijos  que só eu como filho  carioso dava. Minha mãe era tão boa  que com o dinheiro  de sua pequena aposentadoria  ela dividia com as pessoas que necessitavam  e com as outras que gostavam de explorar  as pessoas  boas como minha mãe. Eu fiz tudo que pude por ela  e hoje me pergunto se eu não poderia  ter  feito  mais ainda. O coração  de minha mãe  era tão puro  que ela dava graça a Deus  quando recebia  os choradas merrecas  de aposentadoria  dizendo que  os políticos  eram gente boa  que davam aposentadoria  aos  pobres. Sem saber minha mãezinha que eles não davam, mas tiravam  os  direitos  dos aposentados. Esta  foi Alcina  Rosa de Jesus, morena, baixinha, cabelos longos, mansa, educada, linda e boa.  Será impossível encontrar outra para eu  amar e ser amado  como fui.

Se vocês  leitores  ainda têm mãe, cuidem bem dela, pois  nunca mais terão  outra oportunidade  quando perder-la.


                                                  MPS

35 comentários:

  1. VALVIR SILVA=SÃO PAULO1 de maio de 2012 17:09

    ESTA MULHER DONA ALCINA, CONHECIDA COMO (ALCINA)FOI UMA GUERREIRA DE TER 14 FILHOS.

    E UMA BOA MÃE QUE DEU TODO AMOR PARA SEUS FILHOS.
    MAIS O QUE ACHEI IMPORTANTE, FOI A LIGAÇÃO DELA COM O AUTOR DESTA MATERIA.

    NO MUNDO DE HOJE, É MUITO RARO ESCONTRAR UM FILHO QUE AMA E VALORIZA SUA MÃE COM ESTÁ NESTA MATERIA.
    DOU OS MEUS PARABENS PARA ESTE AMOR JENUINO ENTRE MÃE E FILHOS.
    VALVIR SILVA=SÃO PAULO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente nos dias de hoje é difícil encontrar um amor desse entre mãe e filho.
      Vivemos num mundo em que os valores, princípios estão ficando de lado, um mundo materialista, onde na sua maioria as pessoas pensam no ter e não no ser.
      Este amor retratado neste depoimento de filho para mãe, é um amor maior do que a fé e a esperança como diz em 1 Coríntios 13.
      Rebeca (Socorro Caetano)

      Excluir
    2. O SEU AMOR PELA SUA MAE É ALGO ADMIRÁVEL, SE TODOS VALORIZASSE A MAE COMO VOCE TERIAMOS UM MUNDO MELHOR, SEGUE EM FRENTE, VOCE VAI TER GRANDES VITORIAS QUE DEUS ABENÇOE VOCE.

      Excluir
    3. OBRIGADO QUERIDA REBECA,VOCÊ FOI MUITO FELIZ NO SEU COMENTÁRIO.
      ESTA MENSAGEM É PARA MOSTRAR, QUANTO SE DEVE AMAR SUA QUERIDA MÃE.
      SE VOCÊ TEM MÃE: QUE AME ENQUANTO ELA ESTÁ VIVA, QUE QUANDO PERDÊ-LA, JÁ MAIS ENCONTRARÁ OUTRA.
      VOLTE SEMPRE
      QUE DEUS TE ABENÇOE
      ABACATE VERDE.

      Excluir
  2. Vendo seu Blog agora !! Reconheço o q uma falta de mãe faz, tbém perdi a minha, como diz o ditado "MÃE SÓ TEM UMA ", bejos meu querido!!Eu Sou A ana de teresina, sua amiga oculta rsrsrs Bjos!!!

    ResponderExcluir
  3. Querido Pr. Milton,

    Vejo em sua mensagem o grande amor que nutria por sua mãe, a sua admiração, o seu respeito, há honra em seu tratamento. A Palavra de DEUS nos diz que devemos honrar pai e mãe para os nossos dias sejam prolongados, mas de forma abençoada e feliz. Creio que esse mister o Senhor Jesus tem verificado em sua vida.

    Vejo que a saudade é algo muito forte e que não há substituição de um ente querido tão próximo, posto que a maternidade para o filho é única, não há como se repor e sei que quando se perde alguém desse quilate é que seus valores são mais expostos de forma tão contundente que reacende a dor em nosso ser, em nosso coração, em nossa alma. Já perdi meu pai, meus avós e a minha filha (24/11/2011) e posso asseverar que a minha maior dor foi com o ocorrido com a minha filha (aos 26 anos de idade), nossa união era de caráter umbilical, mas vejo, olhando para trás que perdi muito tempo e não vivi na inteireza do merecimento o amor que tínhamos uma pela outra, mas que ainda tenho e que espero o reencontro na ETERNIDADE.

    A saudade é muito forte, a perda, assim considerada, é traumática e nos leva próximos à loucura, à destruição e a própria morte. A questão é que não nascemos para perder e o sentimento que nos traz essa falta é de um vazio imenso, de uma irreparabilidade tremenda. Todavia, creiamos em DEUS e que ELE tem Seus planos e nós somos impotentes diante da Sua vontade, Seu chamado é irresistível e a Sua soberania, intransponível. Que tal crermos no reencontro nas mansões celestiais que JESUS foi nos preparar?

    Vamos adiante, buscando sentido à vida e cumprindo a nossa jornada, pois o tempo é de DEUS, consoante ensina em Eclesiastes 3, não é verdade?

    Fique na Paz do Senhor Jesus Cristo, aquele que reinará eternamente.

    Tatiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MINHA QUERIDA E MARAVILHOSA TATIANA, SEU COMENTÁRIO FOI MUITO RICO. FOI UM DESABROCHAR DA VIDA QUE ESTAVA PRESO DENTRO DE SE.
      FICO CONTENTE DE TE AJUDADO MESMO SENDO UMA RECORDAÇÃO MUITO TRISTE MAIS REAL.
      ESSA É A VIDA.
      MAIS, UM DIA TEREMOS UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA ONDE TEREMOS NOSSOS ANTES QUERIDOS PARA SEMPRE CONOSCO.
      ESTA É A NOVA ESPERANÇA QUE JESUS NOS PROMETEU.
      FICA COM DEUS E VOLTE SEMPRE.
      (AUTOR M. P .S.) ABACATE VERDE.

      Excluir
  4. LINDA SUA HISTÓRIA. PARECIDA COMA DE MUITOS. PENA QUE NEM TODOS VALORIZAM A MÃE, SEM NEM PENSAR QUE MÃE, SÓ EXISTE UMA. EU AMO A MINHA MÃEZINHA, ELA É TUDO PARA MIM, ALIÁS NÃO SÓ ELA, MAS MEU PAI TAMBÉM. MINHA FAMÍLIA, MEU TUDO, MEU MAIOR TESOURO NA TERRA. VC ESTÁ DE PARABÉNS. PASTORA LEONILDA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUERIDA E IRMÃ PASTORA LEO.
      FICO CONTENTE DE SABER QUE VC ESTÁ VISITANDO MEU BLOG:
      ESPERO QUE VOLTE NOVAMENTE E ORE POR MIM.
      DEUS E SEU FILHO JESUS CRISTO O NOSSO IRMÃO MAIS VELHO POSSA NOS AJUDAR A TRANSMITIR MENSAGEM REALISTA DE AMOR E CARINHO PARA TOCAR NOS CORAÇÕES SEM AMOR.
      ESSE É MEU OBJETIVO.
      QUE JESUS LHE ABENÇOE.
      ( AUTOR MPS.) ABACATE VERDE.
      FICA NA PAZ.

      Excluir
  5. Linda mensagem, que todos filhos pudesse ver como exemplo, e amar mais quem lhe deu a vida .
    Mãe é mãe, única e verdadeira...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUERIDO LEITOR, VC NÃO DEIXOU SEU NOME, MAIS MUITO OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO.
      FOI PEQUENO MAIS COM UM GRANDE CONTEÚDO DAS SUA PALAVRAS E SUA COLOCAÇÃO.
      POSSO TE DIZER QUE VOCÊ TAMBÉM AMOU SUA QUERIDA MÃE.
      QUE DEUS TE ABENÇOE.
      (AUTOR M P.S )
      ABACATE VERDE

      Excluir
  6. MIL

    Parabens pelas mensagens e reflexões do seu blog

    bjs

    sseden

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADO AMIGO, OU AMIGA.
      VOLTE SEMPRE.
      ABACATE VERDE

      Excluir
  7. com minha mãe tive um relacinamento de amiga, irmã, e mãe,o e sempre sinto e sintirei sua falta, pois tenho certeza que assim como a sua mãe era uma batalhadora a minha me ensinor a ser tbm, sei tbm, que se ainda estivesse comigo teria me protegido de algumas maldades que este mundo nos proporciona.
    Fico feliz em saber que curtir de uma maneira bem gostosa a mulher mais importante de sua vida e sei que guarda a esperança, assim como eu, de reve-la quando Jesus voltar
    abraços \juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COM CERTEZA IRMÃ.
      VAMOS VÊ NOSSA QUERIDA MÃE NO NOVO CÉU E NA NOVA TERRA.
      OBRIGADO, VOLTE SEMPRE

      Excluir
  8. Olá Abacate Verde!
    Amei sua poesia, pois, me levou a recordar carinhosamente da minha mãe tbm, pois fomos amigas, irmãs, mãe e filha, sinto ainda a sua falta mesmo já passado 30 do seu falecimento, sei que como uma mãe protetora e carinhosa, não permitiria que o mundo me fizesse passar por momentos tão dificeís, pois, além de me poupar eu teria o seu colo para me recorrere com as dores deste mundo, pois, mãe é como um anjo que Deus coloca em nossas vidas, cuidando de nós até o último instante.
    Creio que assim como vc aguarda a volta de Jesus para reencontra-la eu tbm tenho esta mesma fé!
    juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUERIDA LEITORA JULIANA,FICO MUITO CONTENTE DE TER DESPERTADO UM SENTIMENTO DE AMOR E RECORDAÇÃO DA SUA LINDA E DOCE MÃE.
      MEU OBJETIVO COMO ESCRITOR E POETA É PASSAR UMA ENERGIA POSITIVA PARA MEUS LEITORES E AMIGOS DESTE BLOG: MESMO SOFRENDO NAS MINHAS MATÉRIAS, É UM PRAZER SABER QUE DE UMA FORMA OU DE OUTRA FUI UM ELO DE LIGAÇÃO PARA QUEM AMA, OU JÁ AMOU. FICA NA PAZ DO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. POIS ELE É MEU MELHOR AMIGO.
      SEM ELE , EU NÃO ESTARIA DERRAMANDO LÁGRIMAS DOS MEUS OLHOS QUANDO ESCREVO E QUANDO RESPONDO SEUS COMENTÁRIOS.
      ABACATE VERDE ( M. P .S )
      VOLTE SEMPRE.
      OBRIGADO

      Excluir
  9. Rica sua mensagem, expande o amor verdadeiro.
    Gosto muito de ler suas mensagens, me edifica e sustenta.
    Continuem, isso faz bem pra nos leitores que buscamos crescer um pouco mais.
    Parabéns, você é 1000.
    INB.

    ResponderExcluir
  10. VC ISABEL, É UMA LEITORA NOTA DEZ.
    CADA COMENTÁRIO QUE VC FAZ, SÓ ME DÁ MAIS VONTADE DE ESCREVER MAIS.
    OBRIGADO POR TUDO
    SEU AMIGO E (AUTOR M. P. .S)
    ABACATE VERDE.

    ResponderExcluir
  11. Querido autor, você tem o dom de expressar nos seus textos os sentimentos mais lindos que o ser humano é capaz de ter e este texto é, sem dúvida, um dos mais tocantes que vc já escreveu. Lembrar da mãe mexe com muita gente e, exatamente por isso devem tratá-la da melhor forma possivel, pois um dia poderão perdê-la. Tive o privilégio de ter mãe até os 21 anos de idade, sinto Saudades da minha Mamãe Laura! Que saudade daquele rosto gordinho e com um sorriso largo! O sorriso mais lindo que eu já vi e o abraço mais gostoso que eu já ganhei!Ela trabalhava cantando e sorrindo e eu a imito. Nunca mais ela irá brigar para que eu me alimente direito e coma aquela comidinha baiana gostosa que só ela sabia preparar! Nunca mais vou dar-lhe um cartão no dia das mães...nunca mais vou chamá-la de MAMY e beijá-la muito! ...ela não viu seus netinhos, seus bisnetinhos e não viu a minha formatura, o meu batismo... Todas as vezes que me lembro dela eu choro. A minha ESPERANÇA é a volta de Jesus para que possamos nos reencontrar. Amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUERIDA BLOGUEIRA E IRMÃ EM CRISTO ADÉLIA, MEU OBJETIVO É ESCREVER PENSANDO EM MIM EM PRIMEIRO LUGAR E EM SEGUNDO NAS PESSOAS QUE TEM O MESMO SENTIMENTO QUE EU.
      FICO MUITO FELIZ DE FAZER VOCÊ RECORDAR SEU TEMPO DE INFÂNCIA COMO SE AINDA ESTIVESSE COM SUA DOCE E AMADA VOVÔ, ESTA RECORDAÇÃO QUE VOCÊ TEVE É UMA PROVA QUE VOCÊ TAMBÉM O AMOR DE TAL MANEIRA QUE JAMAIS O TEMPO PODE APAGAR DA SUA MENTE E DO SEU CORAÇÃO.
      NOSSAS MÃES, SEJA ELA MÃE OU AVÔ É UM LAÇO MUITO FORTE QUE NOS UNE PARA SEMPRE.
      VOCÊ NA ÉPOCA ERA CRIANÇA E SÓ FAZIA RECEBER CARINHO E ALGO MAIS. HOJE, COM CERTEZA VOCÊ RETRIBUÍA COM MUITO MAIS CARINHO E PODER AQUISITIVO JÁ QUE COM CERTEZA ELA PRECISARIA DE VOCÊ.
      ME COLOCO NO SEU LUGAR VENDO SUA IMAGINAÇÃO A PRESENCIA COMO SE FOSSE HOJE, ISSO É MUITO BONITO E UMA PROVA QUE VOCÊ AMOR MUITO.
      AINDA BEM QUE RESTA UMA BENDITA ESPERANÇA DE VER NO NOVO CÉU E NA NOVA TERRA QUE O SENHOR JESUS NOSSO IRMÃO MAIS VELHO NOS PROMETEU.
      VAMOS CRER QUE ISSO VAI ACONTECER.
      OBRIGADO E VOLTE SEMPRE.
      (AUTOR M. P. .S
      ABACATE VERDE.

      Excluir
    2. Meu Querido Poeta, Blogueiro, Escritor, irmão em Cristo e Pastor Milton (quantas qualidades!) além de tudo isso, você tem muita sensibilidade e capta a essência dos sentimentos das pessoas, realmente, sinto um gosto de quero mais quando penso na minha maezinha e na minha vovó. Este vazio que eu sinto só é aplacado quando penso que existe esta ESPERANÇA de um dia nos reencontrarmos. Enquanto isso, sigo fazendo o possível para ser uma boa mãe e avó. Seus textos "conversam" e "desafiam" a dormência das nossas recordações de uma forma sublime. Deus te abençoe e obrigado.

      Excluir
  12. Dinha, que saudades e que falta faz nas nossas vidas, nunca me esquecerei dessa mulher tão fantástica e amorosa, que tocou nossas vidas com seu jeito simples mas cheio de amor, com sua bondade, carinho, generosidade, tenho certeza que amarei por toda minha vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUERIDA VANESSA, A SAUDADE SÓ SE SENTE DE COISAS BOAS QUE MARCARAM NOSSAS VIDAS, ESSA SAUDADE QUE VOCÊ SE REFERE É DE UMA MULHER, UMA SER HUMANA COM UM VALIOSO CORAÇÃO E MENTE QUE DIFICILMENTE O MUNDO PODE TER.
      SUA (DINHA) BISAVÔ ERA UMA MULHER DE M MAIÚSCULO COM UM GRANDE CORAÇÃO SEM MALDADE E CHEIO DE AMOR PARA COM TODOS E PRINCIPALMENTE SEUS NETOS, BISNETOS,FILHOS , PARENTES E ESTRANHOS.
      FOI UMA GRANDE PERCA DO CASAL, JOÃO PIRES E DONA ALCINA COMO ERA CONHECIDOS.
      MAIS, DEUS SABE O QUE FAZ.
      SE DEUS QUISER E PERMITIR, AINDA VEREMOS FACE A FACE NO NOVO CÉU E NA NOVA TERRA QUE JESUS ESTÁ CONSTRUINDO PARA NÓS MORAR.
      OBRIGADO, VOLTE SEMPRE.
      ( AUTOR M. P. .S )
      ABACATE VERDE

      Excluir
  13. Parabéns ao MPS por tanta dedicação a sua querida mãezinha, deveria existir no mundo mais pessoas assim e provavelmente a coisa não estaria como está hoje.

    ResponderExcluir
  14. OBRIGADO MINHA QUERIDA, SEI QUE VOCÊ É UMA BOA FILHA.
    VOLTE SEMPRE
    SÓ QUEM AMA SUA MÃE SABE O QUE É AMOR.

    ResponderExcluir
  15. Nós falamos e escrevemos daquilo que está cheio o nosso coração.Parabéns por você amar e ser amado pelo sua mãe,certamente você receberá sua benção pois é o primeiro mandamento com promessa.'Honra teu pai e tua mãe"para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu DEUS te dá.Êxodo 20.12 - E fica a dica para quem quer ser abençoado. EDNA ALMEIDA - Manaus-AM

    ResponderExcluir
  16. MARAVILHOSA ESSA MÃE.
    PENA QUE TODOS E TODAS AS PESSOAS MOREM.
    SE NÃO SERIAM UMA ETERNA MARAVILHA.

    ResponderExcluir
  17. ISSO É UMA VERDADE QUERIDOS LEITORES: MÃE E FILHO FAZ PARTE UM DO OUTRO
    DEVERIA PERMANECER PARA SEMPRE
    OBRIGADO E VOLTE SEMPRE
    ABACATE VERDE
    .

    ResponderExcluir
  18. Muito lindo o sentimento que você expressa no seu texto pela sua querida mãe. Seria tão bom se todos os filhos tivessem esse reconhecimento . Infelizmente muitos filhos só reconhecem o valor de uma mãe quando ela já não está mais presente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADO PELA SUA VISITA E SEU COMENTÁRIO.
      SÓ NÃO SEI POR QUE NÃO DEIXOU O NOME NEM NO FINAL?
      SERÁ QUE SEU NOME É TÃO CONHECIDO ASSIM?
      ABACATE VERDE

      Excluir
  19. matéria muito boa, verdadeira demonstração de amor, quase me fez chorar, sua história é muito parecida com a minha. Parabéns./Orisvaldina C.Gomes.

    ResponderExcluir
  20. QUANDO FALAMOS COM O CORAÇÃO, MOSTRAMOS O MELHOR DE NOSSOS SENTIMENTOS. O VALOR, APREÇO, DESPRENDIMENTO E SINCERIDADE. UMA MULHER EM EDIÇÃO LIMITADA, ALCINA ROSA DE JESUS.
    "será impossível encontrar outra para eu amar e ser amado como fui..."
    O NOSSO CRIADOR, O DEUS DE NOSSA EXISTÊNCIA, DIZ QUE TUDO É POSSÍVEL PARA AQUELE QUE CRÊ. EU CREIO !
    ASSIM COMO ELA CREU E FOI AMADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADO QUERIDA, ESSA LINDA E BOA MULHER, É MINHA QUERIDA MÃE.
      VOLTE SEMPRE EM MEU BLOG.
      ESPERO QUE TODOS QUE TENHAM MÃES, O AMA COMO EU AMEI E FUI AMADO.
      MUITO OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
      ABACATE VERDE

      Excluir
  21. Parabens pelo texto apresentado. Nunca vi um amor tão lindo e sincero de mãe e filho. Ao contrario de mim nunca tive um amor de mãe por perto. Sofri muito na minha adolescência pela falta de não ter tido mãe. Parabenizo também da. ALCINA MULHER GUERREIRA CORAJOSA . TER 14 FILHOS É UMA CORAGEM . , QUE HPJE NO MUNDO EM QUE VIVEMOS É IMPOSSIVEL. PARABENS O FILHO QUE AMOR LINDO O DE VCS. NUNCA VISTO ANTES. UM ABRAÇO. Graça Rocha

    ResponderExcluir