terça-feira, 30 de agosto de 2011

A esperança




–Me mostra papai,  disse garotinha.  
–Você  quer o mundo não é? Ele perguntou ele.

O pai da menina lembrou-se do tempo que era criança e seu pai  o colocava sobre os ombros.
–Quero que você veja como é distante onde você pode ir na vida filho.
 –Espero que eu possa ir tão distante, papai! Dizia apontando lá  longe.
–Meu  filho, você  pode ir distante e ainda mais!
–Papai, aquela montanha é o mais longe que eu posso ir? Ela perguntou.
–Meu amor, aquela montanha pode bloquear sua vista  agora, mas eu prometo que você
alcançará  o topo dela um dia. A vida está cheia de montanhas  alguns as vêem como barreiras intransponíveis, outros as vêem  como degraus que os colocam onde jamais sonharam.
–Mas  aquela montanha é tão grande, disse a jovem criança.
–Deus fez aquela montanha tão grande para que você  se torne  forte o suficiente para ir em  busca de seus sonhos. Ele poderia fazer sua viagem mais fácil  e plana. Mas que valor teria tal viagem? Qualquer um pode viajar por um caminho fácil, mas são os grandes  escaladores  de montanha que tem  a admiração  da maioria. –

–Espero que eu não caia.
–Mas ai você recomeça de onde caiu ou mesmo começa  tudo novamente desde lá de baixo.de um jeito ou outro, cada passo em direção ao topo é necessário. O importante não é a quantidade de passos dados, mas sim cada passo dado.

A criança suspirou profundamente.
–Quando eu começo a subi? Ela perguntou.
–Você já esta pronta, porque você pode ver em sua mente. Veja-se no topo daquela montanha. Ele pediu.
–Eu posso me ver,  disse animada.

E o que vê ele perguntou.

–Você sempre perto de mim, papai.

Para começar, você precisa  ver  onde termina. E para apreciar a viagem, você precisa apreciar aqueles que o ajudaram a chegar.

A  esperança é algo com asas, que o levanta o suficiente alto para ver a verdade.
A esperança é como um sonho, você  só pensa e não sabe  se vai tornar  em realidade.
Mas se acreditar, pode ter certeza que vai acontecer.
Tenha esperança enquanto  vive. Se viver sem esperança, você não vai consegui  nada.


      (Autor desconhecido  e adaptado por   MPS) 
   

domingo, 28 de agosto de 2011

Já foi pago com um copo de leite




A tempos atrás, um jovem vendedor  ganhava a vida vendendo livros de casa em casa  para manter  seu  sustendo e de sua  família. Era uma vida cansativa, sair de porta em porta,  chamando  as  pessoas  que ali  moravam  para vender   seus  humildes  livros. Como  todo vendedor, em qualquer área, um dia se  vende bem, e em outro, se vende mal. E assim  ele ia tocando sua vida da melhor  maneira  possível.  Até  chegar  um determinado  dia no qual ele não conseguiu  vender nada e não tinha  dinheiro  para comprar  sequer um pão. As  horas iam se passando, e  ele  suando de fraqueza, se aproximou  de uma casa e  chamou as  pessoas  que ali  morava e pediu  um copo  de água, para beber  e enganar  sua fome.  Uma jovem  moça saiu da casa  e ele lhe pediu  um copo  de água.  A moça,  olhando para ele, vendo  seu  estado,  lhe  ofereceu um copo de leite para que ele tomasse  e se sentisse  mais forte  e seguisse  seu destino  desconhecido.  Ele aceitou e agradeceu pela bondade daquela  moça, que foi muito gentil  com ele. Esta  era uma pequena  cidade e não tinha um vasto campo  de trabalho  para aquele  jovem  continuar  vendendo seus livros. Ele  mudou-se  para a capital  e mudou também  de trabalho.  Começou a estudar e, após  muitos anos,  se formou em medicina  e se  transformou  no melhor médico daquela capital. Seu nome e sua fama correram  no meio  dos médicos, e  ele foi chamado para ser o diretor  do melhor  hospital daquela  cidade.  Distante dali, aquela  jovem padecia  com uma doença terrível  e começou passar por  todos  os hospitais  das cidades  vizinhas e,  sem obter  sucesso,  foi encaminhada   para aquele  grande hospital,  mesmo sem ter  condições  financeiras  para pagar  seu tratamento. Sem saber ela que  a vida lhe reservaria algumas surpresas. Dias e semanas  se passaram, e, no momento da operação, ele era a única pessoa  indicada para fazê- la. Quando ele se dirigiu  para a sala de cirurgia, e pegou  a ficha  da paciente, viu seu endereço  e a cidade que ela morava.  Ele se lembrou que há muitos anos atrás, ele tinha  conhecido uma moça que havia lhe oferecido  um copo de leite, nas horas mais tristes de sua vida. Ele a reconheceu e  fez  a cirurgia   com muito amor e dedicação.  A cirurgia foi um sucesso. Após seu período de recuperação, a moça  recebeu alta para voltar para casa. O hospital enviou a sua família a conta das despesas, porém eles  não  tinham o dinheiro para pagar. Eles foram convidados a falar com o diretor. Quando  entraram  em sua sala, pediram um parcelamento  da despesa. Ele  já estava  com os papeis em  mãos e  lhe disse: sua despesa  já foi  paga. Eles responderam: como foi paga? Não temos condições de pagar. Ele respondeu: foi paga com um copo de leite há muitos anos atrás. E explicou como conheceu a moça.
Fica aqui um exemplo de que não devemos ser ruins com  ninguém, pois não sabemos o dia de amanhã. Você pode plantar hoje e colher depois.   


                                                        ( Adaptado por M.P.S. )                       

sábado, 27 de agosto de 2011

A cegueira do amor




  muito tempos atrás, um  casal de idosos  que não tinham filhos, moravam  em uma casinha humilde de madeira, tinham  uma  vida  muito  tranqüila, alegre, e ambos se amavam muito. Eram felizes, até  que um dia aconteceu um acidente com  a senhora.
Ela estava trabalhando em casa quando começou a pegar fogo na cozinha e as chamas atingiram  todo o seu corpo. O  esposo acordou  assustado  com os gritos e vai a sua procura, quando a vê coberta pelas chamas tentou ajudá-la imediatamente. O fogo também atingiram seus braços e mesmo  em chamas, ele conseguiu apagar o fogo.
Quando chegaram  os bombeiros  já não  havia muito da casa, apenas  uma parte, toda destruída. Levaram  rapidamente o casal  para  o hospital mais próximo, onde foram internados em  estado  grave. Após alguns  tempos aquele  senhor  que foi menos atingido  pelo fogo saiu da UTI e foi  ao encontro  de sua amada esposa. Ainda em seu leito a senhora toda queimada, pensava  em não viver mais, pois estava toda deformada, com queimaduras por  todo o  seu corpo. Chegando ao quarto de sua senhora, ela foi falando: tudo bem com você meu amor?  Sim, respondeu ele, pena que eu não estou lhe vendo pois o fogo atingiu os meus olhos e não posso mais enxergar, mas  fique tranqüila amor que sua beleza está  gravada em meu coração e minha mente para  sempre. Então  triste pelo esposo, a esposa pensou  consigo mesma: como Deus é bom , vendo tudo o que aconteceu a meu querido  marido, tirou-lhe a sua visão para  que ele não presencie  esta  transformação  em mim. As chamas  queimaram todo o meu rosto e  estou parecendo um monstro. Deus  é tão maravilhoso que não deixou ele me ver assim, como um monstro tão  feia. Obrigado Senhor. Passado algum  tempo e recuperados  milagrosamente, voltaram para uma nova casa, onde ela fazia tudo para o seu querido e amado  marido, e o esposo agradecido por tanto amor  e dedicação, dizia-lhe: como eu te amo meu amor, você é linda minha amada esposa. Saiba que você  é  e será sempre  a mulher da minha vida! E  assim viveram mais vinte anos de  amor até que a morte  veio  separar  os dois. No dia de seu enterro, quando todos se  despediam  da bondosa senhora, veio aquele  marido apaixonado com os olhos em lágrimas, sem seus óculos  escuros  e com sua bengala nas mãos. Chegou perto do caixão, beijou  o rosto da esposa acariciando  sua amada, lhe disse em um tom apaixonadamente: como você é linda meu amor, eu  te amo muito como jamais  amarei  outra. Ouvindo e vendo aquela  cena de amor um amigo que estava  ao seu lado perguntou se o que  tinha acontecido era milagre. Pois  parecia  que o velinho estava enxergando sua  amada  pela ultima vez.
O  velinho olhando nos olhos do amigo, lhe revelou: -nunca estive cego, apenas  fingia, para lhe fazer  feliz. Pois eu a amava e não  queria faze-la   sofrer  mais  do que já estava.
Queridos  leitores, na nossa vida temos de provar que amamos, mesmo  sendo muitas  vezes de uma forma difícil e, para sermos  felizes, temos de fechar os  nossos olhos  para muitas coisas, mesmo que seja por vinte anos. Mas  o importante  é que se faça  única e intensamente com  muito Amor


( Adaptado  por  M.P.S. )              

  

A metáfora do mestre




Conta-se que na entrada  de Tóquio,  tinha um velhinho mestre   de artes  marciais. Era muito famoso entre os moradores daquela região. Seus alunos o admiravam  muito  e tinham o maior  respeito  por ele. Mas  um de seus alunos,  muito orgulhoso  e  valentão  se dispôs a desafiar  o mestre.  Foi até ele, levando muitos  dos seus colegas para  assistir,  o desafio  e a luta  que ele ia  fazer com o mestre  de artes  marciais. Conta a história  que ele desafiou   o mestre  chingando   e jogando pedras   para atingir   seu corpo e sua moral  diante de  muitos dos seus alunos. O agressor   tentou de todos os  tipos  de  provocação  que pode e o velhinho  não reagiu  suas  provocações,  chegando  o fim do dia  quando  o  agressor   desistiu   e o mestre  ia embora,  ai  os alunos  não  conformados  com  o que tinham visto, perguntou ao mestre: por que mestre, o senhor não reagiu  a provocação   do  seu próprio  aluno,  vai nos dizer que ficou com medo  do desafio?  O mestre  olhou para todos seus  alunos que ali estavam, e  perguntou:  quando  alguém lhe dá um presente de quem é o presente? Eles responderam, é de quem o recebeu, então disse o mestre: e se alguém não  receber  fica com   quem  o presente?  Os alunos responderam, com quem veio  dar. Novamente  o mestre disse: ele veio   trazer insulto  e provocação,  eu não o aceitei, ele   voltou   com sua   raiva , ignorância e    maldade   e eu fiquei  com minha paz e  tranqüilidade.
As vezes   é necessário   agir  com bom  senso  e  ter  muito auto-controle  para não fazer coisas   erradas e  nem entrar  no jogo  de quem não  tem  responsabilidade.
Fica aqui  um exemplo  de que  a paz  vence  qualquer  agressão  e desafio.           


                                              MPS

Colega de religião: Parte III



No meu sexto  semestre  de Bacharelado  em Teologia,   chegou um Professor  Doutor e escritor,   imortal pela Academia de Letras  de São Paulo. Com vastas publicações e experiência na área cistã, foi um dos melhores professores que já tive. Este professor  nos falou que ele foi casado durante quarenta anos  e teve  dois filhos  e morou  nos Estados  Unidos  durante este  tempo. Ai ficou viúvo  e voltou ao Brasil para morar em São  Paulo e dirigir  uma igreja de  dois mil  membros. Ele se casou novamente com uma irmã que se dizia  apaixonada por ele. Mas ele relatou que esta irmã não demorou  um ano para dizer quem era. E foi  lhe infernizando a vida,  fez uma ponte de safena, e os médicos  lhe aconselharam a mudar de vida. Disse ele: aquela mulher era  um diabo  em vida.  E nos  aconselhou  os solteiros  que tivéssemos cuidado  no momento de  casar. Meus  amigos e leitores estas  palavras e essas mensagens são  duras,  eu  reconheço, mas tenho que alertar e quem sabe até  ajudar  alguns  colegas de religião  a se converterem  de verdade. Agora eu acabei  de chegar da igreja,  encontrei com um amigo  da igreja da liberdade, ele me disse que tinha divorciado e  sua ex mulher  saiu  da igreja após  vinte anos de adventista e foi para o espiritismo. Também na internet, vi uma matéria na qual um pastor metodista saiu da igreja e foi ser pai de santo.
Há muito tempo que na igreja só tem dois tipo de gente: o convertido e o convencido. Um se converte  pelo espírito santo, e o outro pelo convencimento  de que seu amigo ou amiga  lhe convenceu. Que Deus tenha misericórdia destas pessoas. Vamos orar  por  elas para que Deus  tenha  misericórdia  e transforme seu coração  em um Cristão.


Por MPS

Continuação de colega de religião: Parte II



Junto a um site de relacionamentos cristão, eu conheci uma pretendente, ela era psicóloga. Nos falamos  por muitos dias e semanas, até eu convidá-la para ir a minha igreja  para nos conhecermos pessoalmente. Ela com sua atitude anti-cristã, queria que eu fosse encontrá-la no shopping no dia e horário do culto da minha igreja, deixando assim as coisas de Deus para  servi o ser humano. O culto começava  as dez e quarenta, e terminava ao meio dia.  Eu cheguei a lhe propor  um acordo, no qual eu iria a sua igreja no domingo, e ela na minha no sábado. Ela foi irredutível, só queria da sua maneira. Então eu fui no domingo na sua, para ela vim na minha após  minha visita.
Chegando lá  eu pude fazer um perfil dela olhando seu jeito de se comportar, e sentir que ela era uma mulher fria, calculista, e egoísta, após ouvi-la dizer  que se namorasse comigo eu  teria de comprar  um carro. Eu  ouvindo aquilo pensei no noivado que tive com  uma irmã de minha igreja  que era médica,  descobri  suas  manhas  sai  fora. A minha colega  de religião concordava  com tudo que o Pastor dizia,  achando que o pastor estava certo em tudo que ele dizia. Nos momentos que fiquei ao seu lado pude observá-la bem disfarçadamente e percebi que em seus dedos haviam alguns  anéis  de ouro -ou pareciam ser-, costumava andar bem maquiada, ou seja, senti que  era uma  colega de religião. Pois ela me apresentou algumas pessoas da família, eu senti que era de uma classe  bem humilde.  Nas conversas que tive com ela, ela só falava  em subir na vida,  saindo de casa seis da manhã e voltando as dezenove  horas, já que dependia do coletivo. Eu cheguei a lhe aconselhar, para ela trabalhar  menos e cuidar mais do seu filho de onze anos, já que ela quase  não tem contato  com ele. Seu contato mais  constante ocorre no fim de semana. Ela me revelou que  tem de subir  na vida, e por isso viaja  dois  dias por mês  para fora do Estado mandada pela firma. Isso é  ruim  para ambos, principalmente para seu filho que precisa de sua influência nesse momento da vida. Olhando para a Bíblia, isso é um perigo para qualquer  mulher ou homem, principalmente  cristãos. Vejo eu, que a mulher, obedecendo o dinheiro  mais que a família, é  um perigo espiritual e até  social para quem tem filhos sem o pai para cuidá-lo  na sua ausência. Retomando ao tema central, essa  pessoa, seja homem ou mulher, deixa de ser um cristão  para ser colega de religião. Os  cristãos  devem ter  em primeiro  lugar a palavra de Deus,  dentro dos princípios bíblicos sem ferir sua família, que para Deus é o fator  principal.       
Outro fato recente envolve um professor  meu  que   ensinava  Teologia em minha Faculdade. Ele era pastor  da igreja  Central da Assembléia   de Deus. Aconteceu  que afastaram  um outro Pastor  de outra igreja  e ele foi  designado  para assumir  o seu lugar temporariamente. Relatou que antes de um culto no domingo, chegaram  dois irmãos  para lhe  falar  algo e ele  mandou que entrassem  na sala pastoral e lhes pediu que dissessem o motivo  daquela conversa.  Um dos irmãos  lhe pediu um botijão de gás  porque  o irmão  estava a seis  meses desempregado  e sem o botijão  para fazer sua comida e estava se alimentando   de lanche,   quando ganhava dos outros. O  bom pastor e verdadeiro  irmão  de igreja pegou a caneta e fez  um bilhete  e mandou que entregassem  a tesoureira. Mas não foi assim como nós chamamos demagogicamente,  dentro  da igreja, de ajudar a quem precisa.  Os dois irmãos  foram até   a ilustre  tesoureira e lhe entregou o bilhete  assinado  pelo Pastor  da Igreja. Ela leu e  não lhe disse nada e nem deu  o dinheiro e  disse, espera terminar  o culto  que vou falar com o pastor. E quando  terminou  o culto, ela chamou  o irmãozinho  necessitado  e levou até  o pastor, e disse olhando para o irmão  e o pastor dizendo, eu não  devia lhe dar  este dinheiro  por que eu sou a tesoureira e você  tinha que mim pedir  e não ao pastor. Vejam que ousadia, uma tesoureira  querer  mandar  no Pastor   que é  o “Ministro”  dentro da igreja. O pastor olhou para ela e disse, irmã eu sou o Pastor desta igreja, eu que mando  principalmente  quando é para ajudar aos irmãos. E a senhora devia mim agradecer  por ter  ajudado um de nossos  irmãos que precisa de ajuda. A irmã se comportou como uma verdadeira  colega de religião. Ai está a diferença entre um cristão (aquele que pratica o cristianismo) e o colega de religião (aquele que pratica o cristianismo de modo superficial). 

sábado, 20 de agosto de 2011

Colega de religião


Meus queridos  irmãos  e leitores  peço que  não se espante ao ler  essa matéria. Pois  vou tratar   de um assunto que me  incomoda   e tenho  certeza que lhes incomoda  também. Quando me refiro a colegas de religião, me refiro àqueles   que só lhe chama de irmão  dentro da igreja e quando o encontra  na rua ou em outros lugares   nem  olha para você. Falo de um modo geral, inclusive existem  pastores  que agem  assim com  suas próprias  ovelhas. Eu tenho  vinte e três  anos de convertido, e  fico observando  todos  os cultos e reuniões  que tenham  na igreja. Muitos dos chamados de irmãos,  entram e sentam  no banco  ao seu lado, nem pedem licença  e nem lhe dá bom dia ou boa noite ou boa tarde,  mas na hora  das boas   vindas,  quando é anunciado na frente  que os irmãos se cumprimentem  dando as mãos  ao visitante ou ao próprio  irmão  da igreja,  eles se levantam e dão um falso  sorriso  e dizem: bom dia irmão, seja bem vinda ou bem vindo e  senta novamente   no mesmo lugar  como se estivesse sozinho. Esses  colegas de religião, são  aqueles  que prometem muito e dão pouco, falam muito e agem  ao contrario. Já os  poucos  irmãos  de verdade que tem na igreja e tem que ter   mesmo, se não  tornam-se um  fracasso  dentro da mesma, são aqueles  que agem diferente   e  põem em  prática  o que o mestre   Jesus fazia  quando aqui  esteve. Vai com  seu  sorriso  e alegria sincera  e dizem: bom dia ou boa noite irmão, como vai, tudo bem com o irmão? E se  confraternizam  um com o outro. E se um  dos  irmãos  ficarem sem se ver,  perguntam: como está o irmão que eu não tenho visto, e se for um visitante  fazem  como eu faço, já entram  logo rindo, se cumprimentando,  sem esperar  a mecânica  frase,  seja bem vinda é um prazer   recebê-los  em nossa  igreja. Estes irmãos de verdade são  prestativos que quando ver o outro  em dificuldade tentam ajudá-los  e visitá-los   quando  precisa.   Eu tenho  meus vinte e três  anos de igreja  só recebi  uma visita pastoral,  sem  me avisar e foi de surpresa, como se tivesse  querendo  me pegar no flagra.  Foi a noite por volta  das quase  vinte e uma horas  e quando eu sem esperar ouvi  a buzina do  carro  e quando  olhei pela a janela  era o  pastor  todo assustado. Eu desci  e o convidei a  entrar.  Ele entrou  fazendo  umas perguntas sem pé e sem cabeça  e não levou   vinte minutos   disse que estava  se sentindo  mal e foi logo embora. 
Hoje  eu sou um Pastor com Bacharelado, e me preparo para não cometer  tais erros  e saber preparar minhas ovelhas. Quando falo de  colegas das religiões, falo também  de muitos pastores que  não  tem  vontade e nem condições  de  orientar   suas ovelhas  e terminam  as mesmas  seguindo  os  seus erros.  No sexto  semestre  de meu curso cometi   um deslize e achei  melhor  me aconselhar  com ele. Fui a sua casa  e  não consegui  falar com o mesmo   depois  ele me ligou  e eu lhe disse que  estava muito arrependido  e que tinha orado muito a Deus, ele em vez de me aconselhar e me dar apoio,  me chamou de mentiroso  por varias vezes dizendo que eu não  tinha orado  a Deus e eu estava mentindo para ele.  Eu não gostei de ser acusado e respondi a altura  lhe chamando  de acusador, pois  Cristo disse que quem acusa  sem prova é o inimigo, e ele Cristo  veio para  salvar os pecadores  e não acusar.  Também  eu lhe disse que  já era  um futuro pastor  e iria seguir os mandamentos de amar  o próximo e não  condenar  o mesmo. Quero deixar  bem claro  que são a minoria  dos pastores  da minha e das outras igrejas. Meu pai estava  internado  no hospital  na cidade de Iguaí.  Na frente  do apartamento  que ele  estava  morava  um Pastor Batista.  Meu pai chegou  a precisar de uma unção  pastoral  pois estava  na linguagem  médica, em suas últimas  horas de vida. Chamamos  um pastor adventista  para lhe ungir,  ele  não veio então  fomos  chamar o  Pastor Batista. Ele se  escondeu  dentro da sua  casa e mandou sua esposa nos receber  dizendo  que não estava em casa. Um dos membros   de sua igreja e amigo  do pastor, disse para sua  esposa  ele está que eu vi  agora mesmo  ele entrando  em casa. Ela  ficou sem ação  e não nos respondeu mais nada. Saímos  dali frustrados  pela cena.   
Mas o pior  estava para acontecer, o Pastor Adventista  muito meu amigo e ex tesoureiro  da Associação  da Bahia e Sergipe,  estava na cidade e sempre me chamava  para ir com ele  passear.  Fomos chamá-lo e  ele se recusou, dizendo que estava ocupado,  após  algumas  horas , chegou o primeiro ancião  da igreja adventista  e nós falamos  com ele sobre os dois pastores. Ele foi buscar o tal Pastor adventista  e quando chegaram, este pastor  veio com as mãos  vazias,  sem  Bíblia, e  quando  foi  fazer a oração  suas palavras  foram essas: “já que a médica  disse que não tem mais jeito, não podemos fazer mais nada.” Mas Deus, aquele que nunca  lhe  decepciona,  ainda deu a meu pai  mais de cinco anos de plena de saúde. Glória  a Deus nas alturas. Outro amigo  e colega  de seminário  da faculdade  da igreja batista  nos relatou na sala de aula que  ele também  tinha passado por isso. Disse que tinha deslizado  fora dos princípios cristãos  e foi se aconselhar com o seu Pastor, e lhe perguntou se podia confiar em sua descrição. O pastor lhe disse, pode meu irmão aqui é confidencial só eu você  e Deus. Ele abriu seu  coração  ao  Pastor e quando chegou   na  hora do culto o pastor  pregava e apontava para ele repetitivamente: -não foi irmão? Ele ficou chocado e não terminou de assistir  o culto e saiu da igreja, hoje ele é um pastor  e disse que jamais  faria isso
.
Queridos leitores e irmãos.  Não confiem em seus Pastores e sim em Deus,  que perdoou   seus pecados e os apaga, não lembrando mais deles. Esses relatos  sobre os colegas de religiões, é  para lhes  fortalecer e  não deixar  vocês   praticarem   esses atos  tão feios e ante-Cristãos. Tudo isso de que  falei, são alguns fatos dos vários  que são praticados  e vividos nas  igrejas  de todo o mundo. Em minha  opinião,  as igrejas  de hoje  são como uma  planta frutíferas, que quando dá frutas se transforma em uma  arvore e  produz frutas   de todas espécies. Assim as  igrejas,  seminários e faculdades cristãs  não estão   sabendo  orientar  seus seguidores   para  serem bons cristãos. E se enchem de colegas de religião.   Jesus  deu tudo que poderia dar, quando não  tinha mais nada  a fazer   deu sua preciosa vida pelos os seres  humanos. Que Deus nos Abençoe.


                                                                                                                                             M P S