sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Deus, o nosso pastor





Queridos leitores, se Deus é o nosso pastor, nós somos suas ovelhas e somos guiados por ele. Em SM (23: 1-3), Ele nos fala que “o Senhor é o meu pastor: nada me faltará.
Ele “me faz descansar em pastos verdes e me leva às águas tranquilas.” O Eterno me dá novas forças e me guia no caminho certo. Como ele mesmo prometeu. O bom pastor é aquele que da a vida pelas suas ovelhas. Seja ele pastor de ovelhas animais, ou de ovelhas humanas. O importante é ele ter amor por seu rebanho pelo qual pastoreia.

Quando falamos que o bom pastor é aquele que toma conta das ovelhas, não se trata de só guiá-las pelos pastos, mas sim cuidá-las de verdade. Se precisar de um cuidado mais adequado,  ele tem a obrigação de pegar a ovelha e carregá-la nos braços, trazê-la para casa, banhá-la, e acompanhar sua recuperação.

Outra coisa que muitos não sabem é que a ovelha também é parecida com o ser humano na maneira que reage a seus sofrimentos. Conta-se que uma ovelha vivia no deserto. Em certo dia, uma mosca entrou pelo seu nariz, percorrendo um trajeto até o cérebro, deixando-a  sem forças, desnorteada. Então ela começa a correr de um lado para o outro, e seu sofrimento foi tão grande que ela terminou subindo nos lugares mais altos. Lá encima, resolve  suicidar-se  só para livrar-se da agonia.

A ovelha, quando está perdida, nota-se desorientada, mas não tem raciocino para voltar ao caminho de casa. Ela corre de um lado para o outro berrando, chorando, mas é um animal irracional. Assim é o ser humano. Ele, quando deixa de ir para igreja congregar, fica frio e tem medo de voltar só para não enfrentar seus ex-irmãos, pois teme ser mal-recebido. Ele toma seu banho, penteia seus cabelos, se perfuma, veste sua melhor roupa, sabe que está perdido fora da igreja, é racional, mas tem medo de chegar na sua congregação e ser  interrogado pelos seus  chamados irmãos, que lhe interrogam a vida.

Mas Deus está com seu povo. Deus é o nosso refúgio e a nossa força, socorro que não falta em tempos de aflição. Por isso não teremos medo, ainda que a terra seja abalada, e as montanhas caiam nas profundezas do oceano. Não teremos medo, ainda que os mares se agitem e rujam, e os montes tremam violentamente. Deus estará contigo.



Não importa o que você está passando dentro e fora da sua igreja: não ligue para os comentários  de seus chamados irmãos ou do seu próprio pastor. Volte para Deus.
No livro de Joel (2: 12-13), “O Deus  Eterno  diz: Mas agora voltem para mim com todo o coração, jejuado, chorando e se lamentando. Em sinal de arrependimento, não rasguem as roupas, mas sim o coração.” Volte para o Eterno, o nosso Deus, pois ele é bondoso e misericordioso; é paciente e muito amoroso e está sempre a mudar de idéia e não  castigar.

Voltando às ovelhas: em SM (119: 105),  está escrito: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos.” Um modo de interpretá-lo seria que na Era do velho testamento, os pastores de ovelhas guiavam-nas dia e noite. De dia era muito quente e a noite muito fria.  As plantas eram mais verdes e tinha mais sabor para as ovelhas. Os lobos vinham para pegar e matar as ovelhas, então os pastores precisavam de uma luz forte para guiar seu bando de ovelhas e localizar a seus predadores que vinham famintos  para pegar a suas presas.  Eles, com as  lâmpadas,  tinham visibilidade para poder defender seus rebanhos. O deserto era muito quente, chegava até 55° Celsius, e as serpentes ficavam dentro dos buracos para saírem à noite. Durante a travessia eram comuns ataques de serpentes. Então os pastores amarravam as lâmpadas nos seus pés para clarear o caminho e ver se tinha algumas serpentes  e assim se livrar de ser picados por elas.

Querido leitor, não importa que tipo de ovelha você seja, humana ou animal.
Deus é o teu bom pastor, e o bom pastor é aquele que toma conta e ama suas ovelhas.
Mesmo que você esteja perdida, ele vai sempre está cuidando de você. E te livrando  do mal, da doença, da tristeza, das serpentes que vive te rondando para você deixar de ir para igreja, ou reunir com seus irmãos em Cristo. Volte e obedeça a ele. Ele te ama mais que tudo. Pense nisso e levante a cabeça. Olha para o céu, porque ele estará te vendo e antecedendo vinte e quarto horas por dia só para te salvar.
 
MPS

domingo, 11 de agosto de 2013

Eu gostarira que o mundo fosse assim





Deus nos fez parecido com ele. Segundo GN  2:  5 – 15, quando o Deus Eterno fez o céu e a terra, não havia brotado nem capim nem plantas, pois o Eterno ainda não tinha mandado chuvas, e não havia ninguém para cultivar  a terra. Mas dela saia uma corrente de água  que regava o chão. Então, de seu pó, o Deus Eterno formou o ser humano  parecido com ele. Ele soprara em seu nariz uma respiração de vida, e assim esse ser se tornou um ser vivo. Depois Ele  plantou um jardim na região do Éden, no leste, e ali pôs o homem que ele havia formado. Fez também, que ali crescessem  árvores lindas  de todos os tipos, que davam frutas bons de comer. No meio  do jardim  ficava a árvore que dá  vida e também a árvore que dá o conhecimento do bem e do mal. No Éden nascia um rio que regava o jardim  e que, saindo dali, dividia-se, formando quatro rios. O primeiro é o “Pisom”, que rodeia a região  de Havilá, onde há ouro. O  ouro dessa região  é puro, e ali também há um perfume raro e pedras preciosas. O segundo rio se chama Giom;  ele dá volta por toda a região de Cuche. O terceiro  rio é o Tigre, que passa a leste da Assíria. E o  quarto rio é o Eufrates.
Então o Deus Eterno pôs  o homem no jardim do Éden, para cuidar dele e nele fazer plantações.
Queridos leitores, Deus deu ao ser humano tudo aquilo que ele precisava para ser feliz. Deu este lindo jardim completo com tudo de bom e ainda uma linda mulher que se chamava Eva. Sua vida era maravilhosa sem trabalhar, olhando as belezas e riquezas que tinha no jardim e namorando e amando o tempo todo da sua vida. Entretanto, hoje é tudo diferente. Nós não  amamos a mulher que gostariamos de amar,  tampouco temos as riquezas e as belezas do jardim que era só de um casal, sem nenhuma preocupação de perdê-la  e ficarem pobres e desemparados. Viviam uma  vida de plena segurança sem medo de nada e ainda tinham a companhia  de Deus, que vinha visitar-lhes.
Hoje vivemos inseguros, depressivos, com medo de sair de casa, medo de perder o emprego, caso o tenhamos. E quando não o temos, se torna pior ainda. Temos vontade de realizar nossos sonhos e dos nossos filhos, e fazer  a obra de Deus para ajudar  as pessoas que não o aceita como o Salvador.
Mas só me resta um sonho: de  um dia poder viver em um  mundo sem medo, sem fome, sem governantes, sem drogas,  sem guerras, sem desemprego, e  com minha querida família reunida e todos bem, vivendo e amando uns aos outros.
Este é meu sonho de poder olhar pelos belos lagos rodeados de verdes e muitas flores perfumadas, com muitos pássaros voando e cantando seus belos cantos. Onde existam cisnes, patos, gansos  para enfeitar a beleza do lago.
Então  me sentiria realizado de saber que realmente  existiu um  belo jardim do Éden e com certeza vai existir um novo céu e uma nova terra.
É este mundo em que quero viver.

( AUTOR  M.  P.  S. )