domingo, 31 de agosto de 2014

O maior perigo de hoje: a salvação pelas obras



Aquele que busca o preparo pelo critério comportamental não tem uma compreensão correta da salvação. Você pensa que deve lutar para ser bom e que quando fez tudo o que foi possível, Cristo virá em seu auxilio e o ajudará a fazer o restante. Você confia em uma salvação parcialmente pelas obras e parcialmente pelo poder de Jesus. Esse é o maior perigo hoje. É contra esse perigo que a tríplice mensagem angélica e o quarto anjo de apocalipse 18 começa assim: “E, depois destas coisas, vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder e a terra foi iluminada com a sua gloria...” (Ap. 18)

Se você não encontra tempo no dia a dia, para buscar a Jesus e a Sua salvação, então você não compreende a justificação pela fé e está tentando salvar-se a si mesmo. Se a maioria dos membros da sua igreja não tira alguns minutos por dia para buscar a Jesus e Sua salvação, então, certamente não compreendem a justificação pela fé e estão tentando salvarem-se a si mesmos, porque a única maneira de você não cair no pecado da salvação pelas obras é buscar cada dia a Jesus e gastar tempo adorando-O e aprendendo a confiar mais e mais em Sua graça. Aquele que encontra tempo para tudo,menos para Deus, não compreende a mensagem da justificação pela fé e, consequentemente, não está preparado para os eventos finais.

A paixão é explosiva, o amor é calmo




A paixão sem o verdadeiro amor é explosiva, porque o coração começa bater rapidamente sem compasso, os nervos se abalam, seus  pensamentos ficam sem controle, como uma bomba relógio que  pode explodir a qualquer momento. O amor muitas vezes é um sonho que pode ou não ser realizado. Quando ele se realiza é como o efeito da endorfina ao entrar pelo cérebro. Ele combate à adrenalina que agita todo o sistema nervoso, deixando seus pensamentos conformados com o resultado que almejava.

Acredito que a imaginação pode mais que o conhecimento, que o mito pode mais que a história. Acredito que os sonhos podem mais que a realidade de quem acha saber de tudo. Acredito que a esperança vence sempre a experiência. Esta que muitas vezes não resolve sozinha. É preciso um pouco mais que isso, como a compreensão, a paciência, a harmonia e muita altoestima. Eu acredito que o amor pode ser o melhor remédio e calmante para a pessoa explosiva que chega o ponto de matar e matar-se.

Nos dias de hoje vivenciamos situações nas quais muitas pessoas explosivas matam em nome do amor. Para mim isso não é amor, pois ele não mata, não briga, não fere, não se irrita e não maltrata a pessoa amada. Ao contrário, muitas vezes sofre só para ver a pessoa amada ser feliz. Eu vejo o amor como uma linda flor em um belo jardim ensolarado, impregnando o ar de perfume e essências, enchendo à atmosfera com seus cheiros perfumados. Este é amor genuíno.

O amor é como o amanhecer que vai clareando a escuridão da noite anterior. E permanece sempre as claras sem distinção de cor, formação, poder.. A paixão nunca foi e nunca nem será amor. Ela gera sintomas doentios, e mesmo assim muitas pessoas a confunde com o amor.

   

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Você tem medo de Deus?



O princípio da primazia de Deus vem do começo da existência humana. A Dividade criou Adão, como menciona o relato de Gênesis: “Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn 1:26). Não é difícil imaginar que quando Adão abriu os seus olhos ele primeiro viu a Deus. Todo o ser se voltava naturalmente para o Criador. Para Adão, seria impensável começar aquele primeiro dia de vida sem adorar Aquele que o trouxera à existência. Daquele momento em diante, naturalmente, Deus seria o primeiro. Tudo deveria começar e terminar nele.

A estrutura física e emocional do ser humano foi formada com essa necessidade de Deus. Mesmo depois do pecado, a primeira e a maior necessidade do ser humano continuou sendo Deus. O Deus imutável sabia dessa realidade inerente e essencial e, mesmo depois da queda (o maior desastre já ocorrido na Terra), lá estava o Criador procurando Seus filhos. Foi o pecado que levou os seres humanos a colocar Deus em segundo lugar. O medo e a vergonha ocupavam o primeiro lugar. O hábito da comunhão com Deus foi quebrado e Ele já não era mais o primeiro. Mas Ele saiu para restaurar o relacionamento prioritário quebrado. Pense no sentimento que envolvia o chamado e a pergunta do Pai: “E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás”? (Gn 3:9)

Adão e Eva ouviram a voz do Senhor naquele dia fatídico, porém ficaram cegos, paralisados, imobilizados pelo medo e, por isso, tomaram a decisão de se esconderem do Senhor: “Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim”(Gn 3:8). Com o coração quebrantado pelo medo e a vergonha, de Deus. Quando Deus disse: Porque vocês não Me ouviram quando os chamei? Adão tomou a iniciativa, e a resposta dele é de cortar o coração: “Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi” (Gn 3: 10).

O medo continua hoje a quebrar o hábito da comunhão com Deus. O medo, com suas complexidades continua afastando pessoas da comunhão habitual com Deus. O medo paralisa, imobiliza, desestimula e destrói a espiritualidade. Por todos os lados ouvimos pessoas se desculparem: “Não posso ficar uma hora ou meia hora com Deus, senão vou chegar atrasado ao trabalho. Não vou conseguir me arrumar, me alimentar e chegar a tempo com as crianças na escola. Ultimamente tenho muitos compromissos e necessito trabalhar mais. A vida na cidade grande é difícil. A gente chega tarde. Sai cedo e está ficando cada vez mais complicado”.

Queridos leitores e irmãos: não devemos ter medo de Deus, pois Ele é amor e está com você em todos os momentos da sua vida para te perdoar e entender. Você só precisa de trés coisas: 1) admita seu erro, isso faz parte do seu arrependimento e humildade do seu coração; 2) confesse seus pecados a Deus, Ele vai compreender e te abençoar para você não pecar mais; 3) aceite o perdão de Deus e acredite Nele. Deus é amor, Ele pode te perdoar, pense nisso.

sábado, 16 de agosto de 2014

Ensinando o idoso viver melhor



    

O idoso deve ter o acompanhamento médico regular, além de serem de extrema importância, servem para definir qualidade de vida. Ao referir-se ao idoso, o  entendimento de que o  envelhecer trata-se de um processo natural é importante, e imprescindível, que precisa ser internalizado de  forma positiva. Comportando-se de forma adequada, sem perder o ânimo e a alegria, a pessoa pode levar uma vida saudável, independente da sua idade.

O apoio da família na preservação da autoestima do idoso é um grande diferencial em sua qualidade de vida. Na contramão dessa necessidade, entretanto, constantemente são descobertos e divulgados casos de maus tratos e desprezo a idosos. É importante destacar que as pessoas que cometem esses tipos de atitudes estão sujeitas a punições severas, estabelecidas pela legislação do Estatuto do Idoso. O idoso submetido a maus tratos geralmente são deprimidos e sofrem de muitos problemas de saúde. Por outro lado, aqueles que recebem carinho e apoio da família se sentem protegidos e podem até reverter casos de depressão revelam-se pessoas ativas e com excelente qualidade de vida.

Deixo aqui algumas dicas para uma vida saudável: ler, assistir filmes bons e programas de TV preferidos, para entretenimento e atividade mental ativa; fazer atividades manuais para manter a coordenação motora; entrar em contato frequentemente com parentes e amigos, para manter vínculos afetivos, familiares e  de amizade; praticar caminhada e outras atividades físicas para manter articulações, pressão sanguínea e funções cardiovasculares e respiratórias em dia; aprender a lidar com o computador e a internet, para inserir-se na vida moderna e sentir-se ativos nas suas redes sociais.

Envelhecer com saúde é possível? Sim. Um dos fatores de risco  para a qualidade de vida de um idoso é o sofrimento psíquico. Este sofrimento ocorre simultaneamente com os quadros orgânicos sendo decorrentes destes, ou vir primariamente transtornando a existência desta pessoa numa vivencia depressiva, mais comum; que  pode variar da distimia (depressão leve de longa duração) até episódios depressivos graves com alteração do conteúdo do  pensamento (delírios) geralmente auto- referenciais de culpa, negação e ruína.

Estamos caminhando para a 6° maior população de idosos no mundo. Entendendo saúde como um bem coletivo e que envelhecer com saúde deve ser  um direito do cidadão, vamos trabalhar no sentido de que todos brasileiros e brasileiras possam exercer plenamente seus direitos de cidadania, e com isto agregar vida de qualidade ao maior número de anos vividos, assim estaremos envelhecendo com saúde.

Aqui vai algumas dicas para você se sentir idoso e não velho: velho é aquele que anda de bengala sendo levado por alguém que toma conta de você. Ou quando você já não está fazendo mais nada sem poder levantar, trabalhar em algo que você gosta de fazer, você pode ter cem anos, mas se ainda anda sozinho, e faz  algo que gosta,  não se sinta velho: olha no espelho e diga: eu ainda estou forte e com saúde posso fazer algo dentro das minhas limitações e não olhe para trás e sim para frente, pois você vai viver muito ainda, para realizar os sonhos que não foi capaz de ser realizar na juventude.

“Você só precisa exercitar o seu cérebro para poder fazer coisas que você nunca pensou em fazer. O cérebro humano está preparado, em termos de evolução, para procurar e reagir ao que é inesperado ou inusitado, como novas informações absolutamente inéditas vindas do mundo exterior. É o que estimula o cérebro. Ao reagir à novidade, a atividade cortical aumenta em mais e variadas áreas do cérebro. Isso fortalece as conexões sinápticas, liga áreas diferentes em novos padrões e acelera a produção de neurotrofinas. Mas se basta aumentar a atividade no cérebro para levar ao aumento da produção de neurotrofinas, então ouvir mais  música, ver mais televisão ou receber uma massagem tudo o que estimula os órgãos sensoriais levariam a uma saúde cerebral melhor.” (citação do livro mantenha o seu cérebro vivo  Katz, Lawrence C.). 
                                                                                                                                                M.P.S.

sábado, 9 de agosto de 2014

As lágrimas do passado





Há dias em que você acorda e percebe que seu coração está apertado de tristeza e agonia. Mas, em outros, seu coração se mostra pronto para viver um grande amor, sem fronteiras e receios de ser feliz. Você volta a pensar nas lágrimas do passado e percebe que elas serviram para te fortalecer.

Você nunca vai se esquecer delas, mas vai perceber que elas foram como uma grande chuva ou uma grande ventania, que se tornou um grande furacão, levando aparentemente tudo pela frente. Na realidade, tudo não passou de um susto, pois sobreviveu e aprendeu que muitas vezes o sofrimento vem para nos fortalecer e nos dar experiência. Podemos comparar a vida a uma salada mista: nela há uma variedade de frutas de vários sabores. Algumas nós não gostamos, embora as comamos, porque faz parte.

Olhe para você e diga: eu me amo e vou superar todos os obstáculos que vierem pela frente. Eu sou forte e tenho capacidade de vencer para ser um(a) vencedor(a). As lágrimas são como uma leve chuva quando te pega de surpresa: ela te deixa molhado e, depois quando passa, resta apenas o frescor deixado pela natureza.

Nunca se esqueça que as lágrimas podem te fazer bem. Elas são a limpeza da alma, que te purifica da raiva e da tristeza. Depois do choro vem à alegria, sem o peso da culpa ou da tristeza, que te fez você chorar e aprender com ela.