segunda-feira, 24 de outubro de 2016

O trigo e o joio



                                


“Jesus contou outra Parábola. Ele disse ao povo: O Reino do Céu é como um homem que semeou sementes boas nas suas terras. Certa noite, quando todos estavam dormindo, veio um inimigo, semeou no meio do trigo uma erva ruim, chamada joio, e depois foi embora. Quando as plantas cresceram, e se formaram as espigas, o joio apareceu. Ai os empregados do dono das terras chegaram e disseram: Patrão, o senhor semeou sementes boas nas suas terras. De onde será que veio este joio? Foi algum inimigo que fez isso!” respondeu ele. E eles perguntaram: O senhor quer que a gente arranque o joio? Não, respondeu ele, porque, se vocês forem tirar o joio, poderão arrancar também o trigo. Deixem o trigo e o joio crescerem juntos até o tempo da colheita. Então eu direi aos trabalhadores que vão fazer a colheita: Arranquem primeiro o joio e amarrem em feixes para ser queimado. Depois colham o trigo e ponham no meu depósito.” Mt (13:24-30) *Linguagem de hoje

Meus queridos leitores, esta parábola do Senhor Jesus aconteceu e está acontecendo comigo. Neste mundo que vivemos, temos em nosso meio o trigo e o joio: eles estão na igreja, na família, no trabalho, nos nossos vizinhos, e em toda parte que vivemos e andamos.
Há 20 anos atrás, eu comprei um casarão bem no centro de Salvador, perto de três Shoppings, a cerca de 500 metros de cada um, muitos bancos, supermercados, restaurantes e tudo perto para facilitar minha vida e as dos meus inquilinos. Construí três andares com três janelas de frente para a rua, e morei no último. De lá é possível avistar parte da famosa Bahia de Todos os Santos e a Praça Castro Alves, nome dado em homenagem ao “Poeta dos Escravos”. O edifício está localizado próximo do Centro Histórico, do Pelourinho, do Elevador Lacerda, do Terreiro de Jesus e do Mercado Modelo. Eu era como o trigo, conhecido como enfermeiro dos doentes, e ajudava os mais pobres que vinham a mim, como é recomendado está na palavra de Deus. Até que um tal cidadão, aqui representado como o joio, veio a se tornar meu vizinho. Ele me sufocou de tal maneira que eu fui até ameaçado de morte. Fui obrigado a deixar meu prédio com quintal, plantas, uma área no fundo de onde era possível observar a lua, as estrelas e a beleza do universo que o Senhor nos deixou para ser contemplado.
A Bíblia manda arrancar e fazer um feixe para queimar e acabar com esse joio. Mas eu temo por minha vida, evito embates com medo do que pode acontecer depois. Então, minha arma tem sido orar e pedir oração para que o nosso grandioso Deus arranque esse joio do meu meio, que desapareça de minha rua e de meu Bairro.
Queridos, não importa sua religião: ore por mim para que Deus faça justiça e me devolva a minha paz e tranquilidade. Um abraço do seu humilde irmão em Cristo, que Deus nos abençoe e nos dê livramento para que este tipo de joio nunca se aproxime de nós.

Autor (M. P. S.)

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Sobre mim



Não sei quantas almas eu tenho para satisfazer alguém e não ser taxado de mau caráter. Só sei que, em cada momento, eu posso mudar de opinião. Eu já mudei várias vezes, algumas para fazer alguém feliz e outras por ser mal compreendido, sem ter condição de me defender. Mas, continuamente, sinto-me estranho de tal comportamento, pois alguns seres humanos gostam de julgar pessoas inocentes, sem dar-lhes o direito de se defender. E isso aconteceu comigo.

Sei que tenho uma alma boa para quem tem um bom projeto de vida para o bem, e não o prazer de fazer a infelicidade dos outros. Às vezes, eu não tenho a calma que gostaria de ter. Nem sempre o que veem em mim é o que sou, mas o que veem em mim. Eu sou simples, humilde, inteligente, amigo, guerreiro e me sinto, muitas vezes, como alguém diferente de quem sou. Vejo em torno de mim muita gente como eu que tem seus defeitos e qualidades para tornar cada sonho ou desejo em realidade.

Só sei que tudo isso é do que nasce e não é meu. Isso é a vida. Eu sou minha própria paisagem e me assisto, olhando-me de diversos modos e jeitos como eu acho melhor e mais correto para me sentir feliz. Sobre mim, tenho muito para aprender e ensinar a quem quiser modificar seu jeito de ser. O mundo é uma escola e eu sou um aluno que procura aprender, para fazer deste mundo o melhor para mim e os demais seres humanos. Reconheço que, muitas vezes, eu saio do sério para me defender e mostrar a quem quer me prejudicar a minha pessoa, mostrando que lutei, aprendi, estudei, ajudei, chorei, gritei, ri, e sou igual a todos que precisam de ajuda e de ser ajudado.

Se você me conhece, não me tema: não sou a felicidade, mas tento ajudar as pessoas a serem felizes. Não sou o amor, mas tento amar a todos que estão a minha volta. Não sou a verdade, mas tento ser sincero o tempo todo. Não sou a consciência, mas tento estar com ela o tempo todo, para fazer o que acho certo. Não sou perfeito, mas tento errar o menos possível para manter minha alegria e autoestima. Tento sorrir o tempo todo para não entrar na melancolia e passar uma péssima imagem às pessoas que me conhecem. Assim, posso dizer que sou uma pessoa como todas as outras, cheia de defeitos e qualidades, dependendo da hora e do momento que vivo. Eu sou assim.

Termino dizendo que sou esperto, carismático, procuro viver a vida da melhor maneira para me sentir feliz. Quando estou desfilando para o público, entrego-me por inteiro com um lindo sorriso e um brilho no rosto, para ganhar a simpatia dos meus admiradores e deixar todos felizes, para receber os aplausos e me sentir vitorioso. Esse sou eu.  
                                                                                    
Autor M. P. S.

sábado, 1 de outubro de 2016

O rumo da vida Cristã



“Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também.” (Lc, 6: 31).

Quer estejamos jogando, dirigindo um carro ou assando um bolo, há certas regras que devem ser observadas, tanto para a nossa segurança quanto para nosso sucesso. Lembro-me bem do que aconteceu perto da minha fazenda, há alguns anos. A estrada entre o campo e a cidade no sul da Bahia estava sendo duplicada. Durante as várias semanas de construção, não havia marcações nas pistas. Certa noite, aconteceu uma trágica colisão entre dois veículos e cinco pessoas morreram, porque  as leis de trânsito não poderiam ser seguidas  com clareza naquela situação.

A Bíblia ensina que a vida Cristã está em constante desenvolvimento. Ao renascer, você renasceu na família de Deus. Minha esperança é que toda minha família seja salva. Eu tenho dois filhos e cada um deles é precioso para mim. Ambos aceitaram a Jesus e se batizaram. O mais novo chegou a ocupar um cargo na igreja, era bem atuante. Ao alcançar a maior idade, cursou uma faculdade e hoje está um pouco frio, pois precisa se dedicar ao trabalho e ao estudo. Isto, também, é culpa do governo federal, já que a economia atual torna difícil nossa sobrevivência. Mesmo assim, eu os chamo todos os dias para assistir aos cultos e a voltarem ao lado do Senhor e Criador Jesus Cristo. Creio que assim, também, Deus se sente a seu respeito. O propósito de Deus é que você se desenvolva com plenitude e se torne maduro em Cristo.

Seria contra a Lei de Deus e da natureza se você permanecesse bebê e se tornasse, desta forma, um anão espiritual. Em 2 Pedro (3:18), está escrito que devemos crescer. Isso implica em um desenvolvimento estável, um engrandecimento constante, uma sabedoria progressiva para herdar o Reino de Deus. Para um crescimento adequado é preciso observar certas regras para a boa saúde espiritual. Primeiramente, você deve ler à Bíblia diariamente. É um de seus maiores privilégios. Sua vida espiritual necessita de alimento. Que tipo de alimento?

A Bíblia revela Cristo, que é o Pão da Vida à sua alma faminta e a água da vida ao seu coração sedento. Se você não se servir do alimento espiritual diário, morrerá de fome e perderá a vitalidade espiritual. A Bíblia diz: “Desejai ardentemente o genuíno leite espiritual, para que por ele vos seja dado crescimento.” (1Pe, 2:2). Leia este versículo, estude-o, medite sobre ele, decore-o. Cerca de 95% das dificuldades que experimentará como cristão podem ser atribuídas à falta do estudo e da leitura da Bíblia para encher seu coração e mente deste alimento completo que vai te levar junto ao Pai. Este é um belo conselho que serve para todos nós.


                                                                       (Autor M. P. S.)